Cuidados que Aumentam a Vida Útil da Motocicleta – Manutenção moto

Para começar, você deve ter uma idéia de como funciona uma motocicleta, o que as peças fazem e quais suas funções. Se você não sabe nada sobre motores, você deve começar a entender um pouco. Mesmo se você deixar sua motocicleta com o mecânico para fazer todos os reparos, é sempre bom ao menos ter uma base. Porque se você não sabe nada, você nunca sabe quando algo está errado, sendo muito importante resolver o problema antes da peça falhar.

Então, vamos falar sobre como fazer uma boa manutenção da moto:

  • GUARDAR A MOTO NA GARAGEM

O mau tempo pode danificar a sua moto, a longo prazo,  sem contar as possibilidade de roubo ou vandalismo. Se você puder, mantê-la sempre no melhor lugar possível.

  • TROCA DE ÓLEO

Verifique regularmente o óleo sua moto. Sempre verifique o quanto consome principalmente no calor onde se gasta mais. Uma troca de óleo ideal fica em torno de 2 a 4 trilhas.

Oleo-Castrol-20W50-semissinte_1201

  • REVISAR OS FREIOS

Os freios são muito importantes, estar sempre atento é o mínimo de cuidado que você deve tomar.

  • CONTROLAR A PRESSÃO NOS PNEUS

Os pneus da tua moto estão com a pressão adequada? Porém só verificar a pressão não é suficiente, mas também verificar se há rachaduras nos pneus, e também verificar o aperto dos raios e se o aro não está amassado/empenado.

  • FILTRO DE ÓLEO, AMORTECEDORES E LÍQUIDO DE ARREFECIMENTO DA MOTO

Esses três elementos podem prolongar e muito a vida de sua moto se forem bem cuidados. Tenha em mente que, além disso, o óleo da forquilha devem estar em boas condições.
Também é bom revisar a limpeza da relação, fazer uma inspeção do quadro para ver se não há trincados.

  • CORRENTE FROUXA E COM POUCO ÓLEO

O fabricante registra no manual da motocicleta qual o nível de tensão necessário. Verifique antes de toda a trilha, e nunca se esqueça de lubrifica-la com lubrificante adequado após lavá-la.

lubrificarrelacao

  • SUBSTITUIR A BATERIA A CADA 2 ANOS

No inverno é importante recarregar as baterias de modo que esteja sempre pronta. E não se esqueça de manter um olho sobre a vela de ignição, especialmente se a sua moto já tem mais de 2 anos de uso.

  • NÃO DEIXAR NADA PARA DEPOIS

Não deixe para resolver os problemas depois, mesmo o menor deles e sempre no menor tempo possível. Os problemas não vão desaparecer num passe de mágica, pelo contrário, serão cada vez maior. Cuidar da moto também é uma questão de responsabilidade e comportamento.

Um pneu que tem uma pequena fuga de ar se tornará um pneu furado, mais cedo do que você pensa. Um vazamento de óleo pode facilmente tornar um motor mais frágil e um medidor de temperatura defeituoso pode ocultar um motor superaquecido, o que será um desastre para a sua moto e sua carteira. Melhor prevenir do que remediar.

Lembre-se que após toda trilha, principalmente quando houve passagem em lamas ou e banhados, deve-se verificar e limpar o filtro de ar de sua moto, use filtros do tipo espuma embebidos em óleo 2 tempos, enxugue o excesso.

filtroarcrf

  • CUIDADO COM MOTOS DE SEGUNDA MÃO

O fato de que o ex-proprietário trocava o óleo regularmente, não significa que era o mesmo caso para outros líquidos. Anticongelante e fluido de freio são elementos vitais que muitas vezes são negligenciados, então dê uma olhada nos sistemas hidráulicos e de freio. É sempre uma boa idéia, com especial atenção para o radiador (se houver), realizar uma limpeza completa no sistema, pois com o  acúmulo de sedimentos ao passar dos anos, pode impedir as funções de lubrificação e refrigeração do motor.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

  1. manicure disse:

    Hey would you mind letting me know which hosting company you’re working
    with? I’ve loaded your blog in 3 completely different browsers and I must say this blog loads a lot quicker then most.
    Can you recommend a good web hosting provider at a honest
    price? Kudos, I appreciate it!