Técnicas de pilotagem off-road para principiantes

Para aqueles que querem começar a pilotar em trilhas, aqui estão algumas dicas que podem ser muito úteis em suas primeiras incursões aventurosas.

A condução fora de estrada exige muita atenção, já que temos muitos imprevistos que não ocorrem no asfalto como buracos, poças, pedras, ramos, rachaduras que requerem um pouco de cuidado.

  • Como devo parar?

Use o freio dianteiro sem problemas, e acompanhado com o freio traseiro. Se precisar dê mais força ao freio traseiro. Em freiadas de Emergência utilize mais o freio traseiro, mas também acompanhe com o freio dianteiro. Tudo isso vai impedir que as rodas dianteiras que possam desestabilizar a moto.

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  • Qual marcha devo usar?

Mantenha sempre seu motor em médias rotações, para não haver perigo de faltar força em subidas sempre utilize marchas baixas. Por incrível que pareça, na trilha acelerar muito pouco pode causar tombos e roiadas.

  • Sentado ou de Pé?

Na medida do possível tentar ir em pé. No início vai parecer estranho e inseguro, mas nesta posição você tem mais controle sobre uma moto  off-road,  a ideia é estar no centro de gravidade, para ter maior liberdade de movimento e é mais fácil mudar a inércia.

Apoie o seu peso no lado do pé que você quer mudar, e busque ajuda com o joelho da outra perna próxima ao tanque. Em situações de pouca tração é adequado ir sentado, tanto para trás como possível para pressionar a roda traseira contra o chão e obter, assim,  um aumento da aderência e maior tração.

  • Quando estou de pé, que posições devo usar e em quais circustâncias?

Se és muito baixo, melhor ir mais atrás. Se é subida o corpor deve ir adiante para por mais peso na parte da dianteira. Se está fazendo muita força com os braços ao acelerar ou subir, está fazendo algo errado. A força tem que ser feita principalmente com as pernas para que venha a se cansar o mais possível. Verifique a posição do guidão da sua moto, e se for necessário, troque-o por um modelo mais alto, ou utilize um avanço.

  • Devo mexer na configuração das suspensões?

Se a sua moto permite, você ganha muito mais em estabilidade e demorará para ficar cansado.

Cada moto tem seu próprio sistema de configuração, consulte o manual do usuário e econtre a melhor forma para você que te traga maior conforto e estabilidade. Memorize-o ou anote para poder utilizar em outras ocasiões.

  • Devo mudar a pressão dos pneus?

Se você tirar entre 25% e 30% da pressão das rodas você ganhará em aderência em qualquer terreno off-road, além de que essa falta de pressão também resulta em menor fadiga para as suspensões, e, consequentemente, menos fadiga para você.

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Antecipe as circunstâncias. Não se aventure no limite. Pegue uma moto entre 85 e 110 kgs. As Inércias são muito grandes ao fazer qualquer manobra a moto vai tender a seguir o caminho que você está seguindo. Se você antecipar manobras terá o trabalho feito antes do tempo, permitindo-lhe corrigir quaisquer problemas que possam surgir, por exemplo, uma inesperada erosão no meio do caminho. Sempre tenha cuidado para não colocar a roda dianteira nas “paredes” da erosão, tente desviar, mas se não conseguir não entre em paralelo, procure sempre cruzar.

A decisão é um fator fundamental na condução off-road, mas infelizmente não nasce do nada. Você deve treiná-la, e precisa ganhar experiência, confiança e segurança, que são os principais ingredientes. Se você é novato e está entrando numa equipe experiente, avise-os e peça para que eles desviem o morros ou lugares difíceis, para manter sua segurança e evitar possíveis traumas.

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1 Comentário

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