Yamaha DT 180 – Tudo sobre a moto – Ficha técnica

A DT 180 é uma motocicleta com motor 2 tempos fabricada pela Yamaha entre 1981 e 1997.

O modelo fez história por trilhas do Brasil. Além de popularizar a prática do esporte, também foi a que mais venceu o Enduro da Independência. Por ter baixo custo de manutenção, mecânica muito simples (atributo devido ao motor 2 tempos), ser leve (102 kg) e baixa, é usada até hoje.

Quando lançada a DT 180 foi a única opção de motocicleta realmente trail no Brasil. Possui suspensão traseira monoamortecida do tipo Mono-Cross, uma grande evolução em relação à suspensão traseira duplamente amortecida da TT 125.

 

A DT 180 também possui escapamento que passa por cima do motor, alto e seguro contra entrada de água e terra. Seu eficiente motor 2 tempos de 176,4cc3 proporciona um ótimo desempenho, com bom torque em baixa rotação e uma boa potência de 19,6cv à 8.000rpm.

Assim como a linha RD e RX, a DT 180 foi lançada com Torque Induction, que proporciona aumento no torque em baixa rotação e sensível economia de combustível.

 

Em 1988 ganhou freio a disco dianteiro e passou a se chamar DT 180 Z (Z era a sigla usada pela yamaha do Brasil para indicar um modelo ‘top de linha’) mas o seu motor continuou o mesmo: 2 tempos, refrigerado a ar (180 cc, e gerando 16,6 cv de potência máxima).

De 1988 até o fim de sua produção em 1997 foram feitas poucas melhorias, como regulagens no carburador; a suspensão dianteira deixou de ter a calibração a ar e “furos “no disco de freio para aumentar sua eficiência e melhorar a ventilação. Mas foi em 1993 que houve uma mudança que não agradou a muitos: o Tacômetro deixou de equipar a DT 180.

 

A DT 180 deixou de ser fabricada em 1997. Ainda assim é muito usada em trilhas e corridas por todo Brasil. Sua manutenção simples, e o bom conjunto da DT 180 a tornaram uma motocicleta consagrada no Trail brasileiro.

 

Ficha técnica

 

Motor 1 cilindro / 2 tempos
Cilindrada 180 cc
Torque Máximo 1,74 m.kgf à 6.500 rpm
Potência Máxima 16,7 cv à 7.000 rpm
Transmissão 6 velocidades
Sistema de Partida Pedal
Carburador 24 mm
Relação de Compressão 6,5 : 1
Chassi Tubular semiduplo de aço
Suspensão Dianteira Telescópica
Suspensão Traseira Monomola
Freio Dianteiro / Diâmetro A disco
Freio Traseiro A Tambor
Pneu Dianteiro / Diâmetro 2,75 – 21 NHS
Pneu Traseiro / Diâmetro 4,10 – 18 NHS
Tanque de combustível 9 Litros
Comp X Larg 2,105  X 855
Distância entre Eixos 1,35 mm
Peso Seco 102 Kg

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4 Comentários

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