Yamaha DT 200 – Tudo sobre a moto – Ficha técnica

A Yamaha DT 200 é uma motocicleta com motor 2 tempos fabricada pela Yamaha no Brasil. A trail Yamaha DT200 surgiu no Brasil no final de 1991, em substituição a Yamaha DT 180, que sairia de catálogo em 1997.

Em 1994, surgiu a Yamaha DT 200R, uma versão aprimorada da DT 200. Em 1997 a DT 180 e a DT 200 saíram de catálogo, e em 2000 a Yamaha DT 200R teve sua produção encerrada.

A Yamaha inaugurou o segmento trail no Brasil com a DT 180 no final de 1981. A DT 180 mostrou-se uma motocicleta muito versátil e robusta, mas com o passar dos anos apresentou limitações. Seu baixo desempenho e o alto consumo de combustível foram fatores que obrigaram a Yamaha a lançar uma versão mais moderna e aperfeiçoada de sua motocicleta trail.

 

As concorrentes haviam lançado motos mais modernas e de melhor desempenho, como a Agrale EX 27.5 e a Honda XLX 350R. Em 1990, a fábrica começou pesquisar um modelo trail, com base na DT 125, sucesso de vendas no exterior. A Yamaha determinou exigências em relação a sucessora da DT 180 que deveria possuir os seguintes atributos: motor 2 tempos de alto desempenho; Refrigeração líquida; Boa velocidade final;Baixo peso do conjunto.

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Assim nasceu a Yamaha DT 200 em 1991. Uma motocicleta muito moderna, potente, ágil e confiável. Seu motor é 2 tempos de 195 cc³, refrigerado a água. Possui recursos como YPVS (a segunda motocicleta a utilizá-lo no Brasil, a primeira fora a RD 350), Torque Induction e YEIS. Com peso de apenas 110 quilogramas e potência de 25 cv, a DT 200 possuia desempenho excepcional para sua época e sua categoria.

 

Com o recurso do YPVS, mostrou-se muito potente e ágil em baixa rotação, contrariando um dos problemas do motor 2 tempos. Atingia 140 km/h carece de fontes e sua aceleração era excelente. Por estes atributos foi muito utilizada em competições como enduro e cross. Também foi largamente utilizada em trilhas, por possuir os mesmos atributos da DT 180: versatilidade, manutenção simples e baixo peso.

 

Em 1994 a Yamaha decide lançar uma versão aperfeiçoada da DT 200, a DT 200R Corrigia alguns problemas da DT 200, apresentando tanque de combustível de 12,6 litros, superior aos 9,5 litros da DT 200.

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Também apresentou inovações como freio a disco na roda traseira (uma exigência dos praticantes do fora-de-estrada) e grafismo diferenciado. Seu motor e quadro são os mesmos da DT 200, mas possui alterações na relação final (coroa de 41 dentes na DT 200 e coroa de 42 dentes na DT 200R). Em 2000 a Yamaha DT 200R teve sua produção encerrada.

 

Em 1997, a Yamaha do Brasil encerra a produção da DT 200, assim como a DT 180. Decidiu investir apenas na DT 200R, que continuaria em catálogo até 2000.

Ficha técnica

 

Marca Yamaha 200, sistema YPVS
Características Monocilindro a 2 tempos
Refrigeração Líquida
Cilindrada 195 cm³
Potência máxima 25 cv à 8.500 r.p.m.
Torque máximo N/A
Taxa de compressão N/A
Câmbio 6 marchas
Peso aprox.110kg
Relação de transmissão secundária: Pinhão: 14, Coroa: N/A

 

 

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4 Comentários

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